spacer
Notícias
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Entrega de faturação Junho 2016 07/07/2016
Informa-se que, decorrente do Feriado Municipal da Maia na próxima segunda-feira, dia 11 de Julho, o CCF estará encerrado. Assim, o prazo para entrega de faturação de Farmácias, MCDT e CRD, será alargado, sendo o último dia de entrega 12/07/2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Alteração de Regras Área F - Gastroenterologia a partir de 1 de Julho 2016 28/06/2016
O pacote de colonoscopia, é prescrito através do código único 100.7, com a quantidade máxima um e tendo em conta as seguintes regras:
    A entidade convencionada deve registar na própria requisição, nas linhas 2 a 6, os exames que foram efetivamente prestados (códigos 104.0, 105.8, 106.6, 107.4 e 108.2) , indicando somente a quantidade zero ou um, respetivamente para os exames que não efetuou e os que realizou (aqui não há atribuição de qualquer valor pois o mesmo encontra-se incluído no preço total do pacote de colonoscopia, salvaguardando-se a cobrança das taxas moderadoras por exame).

    Os códigos 101.5, 102.3 são mutuamente exclusivos mas com a obrigatoriedade da existência de um deles associado ao código 100.7.

    Os códigos 101.5, 102.3 e 109.0 devem ser incluídos nas linhas 7 a 9 (exames prestados e não prescritos).

    O código 100.7 é o único código a ser faturado no pacote de colonoscopia com o respetivo preço associado e quantidade 1,

    à exceção do código 109.0 que acresce ao preço base, sempre que efetuado e devidamente registado no local reservado a procedimentos efetuados e não prescritos.

As novas regras serão aplicadas a prescrições e/ou prestações a partir de 1 de Julho 2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Novo Manual de Relacionamento de MCDT 28/06/2016
Encontra-se publicado na área de Downloads e Publicações o novo Manual de Relacionamento de MCDT (v1.15). Esta versão entra em vigor a 01 de Julho de 2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Indisponibilidade Portal do CCF 12/05/2016
Devido a trabalhos decorrentes da atualização do Sistema de Informação, informamos que a partir das 19h de 6ª feira, dia 13, e até 2ª feira, dia 16, pelas 7h00, o acesso ao Portal do CCF estará limitado e poderá apresentar momentos de indisponibilidade. Agradecemos a compreensão de todos os utilizadores.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Novo Manual de Relacionamento de Cuidados Continuados 04/04/2016
Encontra-se publicado na área de Downloads e Publicações o novo Manual de Relacionamento de Cuidados Continuados (v1.3). Esta versão entra em vigor a 01 de Maio de 2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Novo Manual de Relacionamento de MCDT 31/03/2016
Encontra-se publicado na área de Downloads e Publicações o novo Manual de Relacionamento de MCDT (v1.14). Esta versão entra em vigor a 01 de Abril de 2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Faturação de Incentivos às Farmácias 21/03/2016
O prazo de envio das faturas dos incentivos às farmácias ao abrigo da portaria n.º 18-A/2015 foi alargado até ao dia 10 de abril de 2016. Depois dessa data não se aceitarão mais faturas.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Faturas 2015 23/02/2016
A partir de março de 2016 o CCF deixará de considerar para o processo de conferência qualquer fatura referente ao ano de 2015.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Fatura eletrónica 23/02/2016
De forma a evitar erros na submissão do ficheiro associado à fatura eletrónica o campo “ID” deverá ser registado tendo em atenção os seguintes requisitos:
 – o número da fatura deverá ser antecedido, quando existe, pelo código da série (caso o nº de série seja um nº, por exemplo, ano 2016, o procedimento deve ser o mesmo);
 – o código da série deverá ser separado do número da fatura por um ‘-’ (hífen) e inserido em letras maiúsculas;
 – os zeros à esquerda do número da fatura não deverão ser introduzidos;
 – caso não exista código da série, deverá apenas ser registado o número da fatura.
 EXEMPLO:
  Série: A; Número: 0930 – Registo no ficheiro: A-930.
  Série: 2016; Número: 1 – Registo no ficheiro: 2016-1.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Entrega de Faturação Janeiro 2016
Informa-se que, decorrente da tolerância de ponto dos CTT no dia 9 de Fevereiro, foi alargado o prazo para entrega de faturação de Farmácias, MCDT e CRD, em 1 dia, sendo o último dia a 11/02/2016.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Faturação da área F - Novas tabelas/procedimentos de faturação
Cumpre-se informar que o aplicativo de faturação disponibilizado no portal do CCF foi desenvolvido e pensado apenas quando os valores a faturar são os da tabela geral da ACSS. Não estando previsto, nem era sequer previsível, aquando da sua criação, a existência de condições diferenciadas. No momento, não é possível a replicação dessas condições distintas da tabela geral neste aplicativo.
No entanto, informa-se que a utilização desta aplicação não é obrigatória e os prestadores podem criar o seu próprio ficheiro.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Retificações Cui dados Continuados
Informa-se todos os prestadores de Cuidados Continuados que a partir de dezembro, devem incluir na fatura do mês que estão a faturar, as retificações de meses anteriores que tenham sido efetuadas em Gestcare no mês respeitante à fatura.
Por exemplo, deverão ser incluídas na fatura de dezembro todas as retificações relativas a meses anteriores que tenham sido efetuadas durante o mês de dezembro em Gestcare.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Incentivos Farmácias
Foram disponibilizados na área reservada de cada farmácia os valores relativos aos incentivos a pagar às farmácias no âmbito da portaria 18-A/2015. Os procedimentos podem ser consultados aqui.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Nova versão do Validador de Ficheiro Electrónico
Encontra-se publicado na área de Ferramentas Informáticas uma nova versão da ferramenta que permite validar o ficheiro electrónico gerado pelo Prestador, antes de o enviar para o CCF. A partir desta versão (V1.15), passa a ser possível a validação de ficheiros electrónicos relativos às áreas de Hemodiálise e Cuidados Respiratórios Domiciliários (CRD).
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Notas Débito/Notas Crédito
Informa-se que vão ser implementadas as seguintes regras de conferência para os documentos recebidos a partir do d ia 0 1 de Dezembro de 2015:
• A Nota de Débito ou de Crédito deve regularizar unicamente uma Fatura;
• A Nota de Débito ou d e Crédito tem de apresentar o valor que permita corrigir os erros apurados;
• A Nota de Débito ou de Crédito referente a uma reclamação, apenas é aceite, se recebida a Nota de Débito ou de Crédito referente à primeira conferência.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Nova morada da ARS Algarve
A nova morada da Sede da ARS Algarve IP é:
E.N. 125 Sítio das Figuras, Lote 1, 2.º andar 8005-145 Faro
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Informação relativa ao ficheiro eletrónico de Hemodiálise
O CCF informa que no ficheiro eletrónico no campo “NumeroSessoes” da classe “Prestacao”, subclasse “Tratamento” (capítulo 7.3.2.29 do Manual de Relacionamento) devem colocar o nº de dias de tratamento caso sejam faturados com base no preço diário compreensivo.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Novo Manual de Relacionamento de Cuidados de Diálise
Encontra-se publicado na área de Downloads e Publicações a primeira versão do Manual de Relacionamento de Diálise.
Reg. Prof. e Regimes Trabalho
Envio da documentação associada à faturação dos cuidados de diálise
A confe rênci a da faturação dos cuidados de diálise em novembro e dezembro de 2014 será efetuada pelas respetivas ARS/ULS.

Uma vez que em janeiro de 2015 a conferência de faturas passará exclusivamente para o CCF, e d e forma a garantir que o processo implementado no CCF esteja a funcionar corretamente, solicita-se aos prestadores o envio em paralelo da documentação (cópia das faturas e ficheiro de prestações) para o CCF.

Caso os prestadores tenham possibilidade, a fatura a enviar tanto para as ARS/ULS como para o CCF, deverá respeitar as regras estipuladas no Manual de Relacionamento com Prestadores de Cuidados de Diálise (fatura única por ARS/ULS com a discriminação da faturação por sistema/subsistema). Caso não exista essa possibilidade, as faturas deverão ser enviadas conforme regras atualmente em vigor.

As credenciais de acesso ao portal do CCF serão enviadas com a maior brevidade possível.
spacer
spacer
spacer
Símbolo de Acessibilidade à Web. [D] Contactos | © 2012 - ACSS Ministerio Saúde